Frente do Serviço Público define ações em defesa dos servidores em meio à pandemia

Agenda Agenda 2020 Destaque-2 Notícias Notícias 2020

Nesta segunda-feira (18) a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizou sua 8ª Reunião de Trabalho via plataforma virtual Zoom, oportunidade em que deliberou sobre ações para enfrentar as investidas do governo contra os servidores e o serviço público, durante a pandemia do coronavírus (Covid 19).

Estiveram presentes parlamentares e lideranças sindicais, que juntos deliberaram as seguintes ações: Mobilizar parlamentares para que defendam o isolamento social em virtude do aumento de casos de Covid 19, pressionar os parlamentares pela derrubada de possível veto presidencial ao parágrafo 6º do artigo 8º do PLP 39/20, buscar a construção de pauta unificada entre servidores e trabalhadores dos setores estatal e privado, popor a realização no Senado e na Câmara de audiências públicas online para debater a autonomia da organização sindical, entre outras.

Durante a reunião, a senadora Zenaide Maia (PROS/RN), uma das coordenadoras da Frente, disse que este é um momento em que mais do que nunca é necessário defender o serviço público, e criticou a ideia do presidente em querer vetar o parágrafo 6º do artigo 8º do PLP 39/20. “Continuo votando à favor dos trabalhadores, luto contra essa história de Estado mínimo”, reafirmou sua posição.

O senador Paulo Paim (PT/RS), que também integra a coordenação, sugeriu que se façam reuniões com lideranças sindicais, entidades e bancadas dos estados, para mobilizar o máximo de trabalhadores servidores públicos, para lutar, principalmente, contra o possível veto presidencial. “Se o presidente vetar, serão mais de 15 milhões de trabalhadores que serão prejudicados”, afirmou.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), integrante da coordenação da Frente, disse que a reunião foi super estratégica, pois cada matéria do governo que sai atualmente vem com prejuízos diretos contra os servidores, com uma visão obstinada de diminuição do Estado. “Em tempos de pandemia, vemos direitos sendo ameaçados e os servidores sendo encurralados. É importante defender os servidores e o serviço público em meio a situação que estamos vivendo”, ressaltou.

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi criada em 2007, atualmente está sob a coordenação colegiada dos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Danilo Cabral (PSB/PE) e dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PROS-RN), e atua em prol do fortalecimento do serviço público e a preservação dos direitos dos servidores.

Acesse a Ata da 8ª Reunião de Trabalho: 
Ata 8ª Reunião FPMSP

A próxima reunião ocorrerá às 17h do dia 25/05/2020 na plataforma Zoom.

Confira a GALERIA DE IMAGENS: