Parlamentares e especialistas se reúnem em seminário para debater a Reforma Administrativa no Brasil

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público realiza das 13h às 18, desta terça-feira (8/jul), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, o seminário “A Reforma Administrativa”. O evento reúne parlamentares, especialistas, representantes do governo e diversas entidades para discutir os impactos da proposta de reestruturação do Estado brasileiro.

A programação do seminário inclui palestras com do secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso Júnior; da ex-reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura; e do analista político do DIAP, Neuriberg Dias. Também estão previstos a realização de debates com a participação do público, encaminhamentos e o encerramento com a unificação de ações em defesa do serviço público.

Frente do Serviço Público

Sob coordenação da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), do senador Paulo Paim (PT-RS), dos deputados federais Rogério Correia (PT-MG), Pedro Uczai (PT-SC), Pedro Campos (PSB-PE), Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) além da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, atua desde 2007 na defesa dos direitos dos servidores e da qualidade dos serviços públicos.

Com o apoio de suas entidades parceiras, a Frente do Serviço Público mantém como prioridade o enfrentamento de propostas que possam fragilizar o serviço público, especialmente a Reforma Administrativa.

Breve histórico

A iniciativa ocorre em um momento considerado crucial, com a recente criação de um Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados, por parte da oposição, sobre a Reforma Administrativa . Grupo esse que gera preocupações entre entidades e servidores, em decorrência da falta de representatividade e de falta de diálogo, seja com a sociedade civil ou de entidades representativas vinculadas aos servidores públicos. Aparato esse que tem por finalidade fragilizar e promover o desmonte do serviço público sob o discurso de “modernização”. Tal iniciativa ignora o amplo debate necessário sobre o papel do Estado e os direitos dos
servidores, buscando retomar propostas já rejeitadas pela sociedade.

Apesar de um ambiente considerado mais favorável com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reafirma o compromisso com o fortalecimento do Estado e a valorização dos servidores públicos, a Frente Parlamentar ressalta a necessidade de vigilância e mobilização para evitar retrocessos e combater iniciativas que ameacem a estrutura do serviço público, como a do GT.

A atuação da Frente no Congresso Nacional continuará focada no combate a projetos que prejudiquem os servidores e os cidadãos que dependem dos serviços públicos. Além disso, a Frente seguirá promovendo debates amplos com a participação da sociedade e das entidades representativas, apresentando propostas que contemplem as reais necessidades do funcionalismo e da população brasileira, visando garantir um serviço público eficiente, acessível e de qualidade.

Seminário: “A reforma administrativa”

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, histórica e oficial desde 2007, e suas entidades
parceiras convidam:
Data: 8 de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Informações adicionais: Para mais informações ou para apoiar esta mobilização, entre em contato com a Frente Parlamentar ou com as entidades parceiras.
Quer somar forças?
Participe das parcerias da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público com a sua entidade.
Envie um e-mail com o assunto “PARCERIA NA FRENTE” para: contato@frenteparlamentardoservicopublico.org
Juntos, somos mais fortes no enfrentamento no Congresso Nacional.