Em mais uma iniciativa para barrar a retomada da tramitação da PEC 32/20 (Reforma Administrativa), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público reuniu, na terça-feira (12), diversas entidades, centrais sindicais e parlamentares, em audiência pública coordenada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) e pelo deputado federal Rogério Correia (PT/MG). O encontro aconteceu no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, Brasília (DF).
A movimentação das entidades se deu após declaração pública do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP/AL) sobre a intenção de retomar a tramitação da matéria, que prejudica fortemente os servidores e a população que necessita dos serviços essenciais fornecidos pelo Estado.
O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso Jr, frisou que a PEC é autoritária, fiscalista e privatista e informou que o objetivo do atual governo continua sendo combatê-la e em seu lugar adotar um conjunto de medidas que de fato melhorem o Estado brasileiro.
A mobilização de todos é extremamente importante, pois em 2021 foi essencial para parar a tramitação da matéria. A Frente reitera o compromisso em seguir lutando contra essa tentativa de impor um retrocesso político-administrativo a um país que precisa levar políticas públicas, em especial à população que mais necessita.
Além dos coordenadores também estiveram presentes as deputadas federais, Luciene Cavalcante (PSOL-SP), Fernanda Melchiona (PSOL-RS) e Erika Hilton (PSOL-SP), e os deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), Bohn Gass (PT/RS) e Reimont Otoni (PT/RJ).