Entidades entregam manifesto contra a Reforma Administrativa a Arthur Lira

Notícias Notícias 2021

As centrais sindicais e as entidades do serviço público, ao lado da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, entregaram nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) , o manifesto aprovado no Encontro Nacional das entidades do Serviço Público contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro (PEC 32/20). Acesse aqui o manifesto.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), coordenadora da Frente, articulou o encontro, que faz parte do conjunto de ações que visam desestimular a votação da PEC 32/20 no Congresso Nacional.

Ao se pronunciar, Lira informou que a proposta deve ser encaminhada ao Plenário até o fim de agosto e afirmou mais uma vez que a reforma não afetará os atuais servidores. Porém, as entidades reforçaram que não é isto que o texto aborda, pois ataca conquistas democráticas e pactos sociais construídos desde a redemocratização.

“Não vai haver cerceamento de debate. O que não podemos é perder tempo xingando A ou B, pois não vamos resolver. Ela pode ser 100% modificada, mas tem que debater e construir”, respondeu o deputado.

Segundo o documento entregue, “as reformas propostas por esse governo representam a disputa pelos recursos públicos e tem o objetivo de diminuir ainda mais o papel social do Estado, não para que ele seja mais ágil, mas para que o setor privado lucre com as atividades que antes eram públicas. O resultado desse modelo voltado para o mercado é a ampliação da fome, da pobreza, da concentração de renda e da barbárie”.

Estiveram presentes os também coordenadores da Frente Rogerio Correia (PT/MG) e Paulo Ramos (PDT/RJ), além dos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Júlio delgado (PSB/MG).

Participaram ainda as centrais sindicais CUT, CSP-CONLUTAS, CTB, Pública, CGTB, Força Sindical, Intersindical CCT, CSB, NCST, além de outras entidades representativas do movimento de trabalhadores e trabalhadoras do setor público, como Movimento BASTA e UPB . Entre as entidades integrantes da Frente participaram a ANFIP, ASFOC e o SERJUSMIG.

Assista à reunião aqui.

Fotos: Helio Martins